Informações preliminares
Filtros cartuchos 100% poliéster em média tendem a durar entre 12 e 18 meses ou 4.000 a 4.500 horas de trabalho, mas com cuidados e manutenções preventivas, podem ter a sua vida útil prolongada, e para isto, parte das empresas possuem em seus estoques uma quantidade de sobressalentes para uma substituição parcial, facilitando com que estes elementos filtrantes retirados sejam enviados ao local adequado e executado um procedimento de limpeza por via seca ou úmida.
Abaixo apresentamos um passo a passo recomendado para a execução desta limpeza, que se executada da forma correta, pode fazer com que este filtro tenha o tempo de vida útil mais que dobrado, podendo este procedimento ser repetido até 03 vezes com o mesmo elemento filtrante, ou seja, após o seu saturamento, medido por um sistema de monitoramento de diferencial de pressão, retira-se os elementos e executa-se novamente a limpeza.
A substituição definitiva dar-se-á após este ciclo ser completado (3x) ou se constatando algum tipo de rompimento das suas fibras, o que impossibilitará sua reutilização, pois o mesmo não reterá no seu meio as partículas de poeira ou material particulado em suspensão.
Vale a pena lembrar que somente filtros cartuchos 100% poliéster podem ser limpos, mas de forma extremamente cuidadosa, seguindo os procedimentos abaixo. Durante a limpeza dos filtros qualquer abrasão na superfície filtrante vai afetar o desempenho dos mesmos.
Esse procedimento é recomendado apenas para os filtros cartucho de poliéster fornecidos pela Phoenix Coating Systems.
Restrições
A limpeza dos filtros é algo que precisar ser feito com muita atenção, a fim de não danificar o elemento filtrante e prejudicar a filtração no momento da pintura.
Sendo assim, deve-se observar algumas restrições:
- Não utilize escovas ou dispositivos similares;
- Não utilize óleos, solventes ou detergentes;
- Recomendamos o uso de trajes e EPI’s adequados ao contaminante que está sendo removido;
- Assegure que o resíduo gerado seja armazenado e descartado apropriadamente.
Procedimento de limpeza
A fim de preservar e aumentar a durabilidade, siga todas as instruções de como realizar a limpeza dos filtros:
Retire o filtro da cabina de pintura, e a fim de remover o excesso de tinta e facilitar a limpeza, o levante na horizontal a 20 cm do chão (e não mais que isso) e o solte. Repita essa operação quantas vezes for preciso até retirar a tinta em excesso, sempre girando o filtro para tirar a tinta a pó por completo de suas plissas. Mas atenção, esse procedimento não deve ser realizado com o filtro na vertical, pois do contrário amassará o elemento filtrante e danificará o filtro. Não utilize ar comprimido nesse procedimento.
Após retirar o excesso, leve o filtro a um local adequado para realizar a limpeza. Com uma lavadora de alta pressão, abra totalmente o leque da ponteira de saída da água (conforme imagem abaixo) e, primeiramente, lave o filtro de dentro para fora, e após retirar o grosso da tinta, de fora para dentro. Porém, mantenha o leque d’água a mais ou menos 30 cm do filtro e não mais próximo que isso. Não utilize jatos d’água concentrados para não danificar o elemento filtrante.
Após constatar que a água que escorre do filtro estiver limpa (ou seja, sem tinta), desligue a lavadora e deixe-o seca na sombra de 03 a 04 semanas, dependendo do clima, até estiver totalmente seco, inclusive no meio das plissas. Esse processo é um tanto demorado, variando do grau de sujidade do filtro, por isso recomendamos que cada cliente tenha filtros reservas, a fim de não parar a produção por um período prolongado.
Recomendações e conselhos
Abaixo segue algumas recomendações da Phoenix para realizar essa limpeza, sendo de suma importância para a conservação e utilização dos filtros:
- Com um manômetro de coluna d’água (se possuir), registre (em Pascais – Pa) a pressão de sucção do exaustor antes (com os filtros saturados) e depois da limpeza, a fim de registrar o próximo momento de repetir o procedimento de limpeza.
- Quando o filtro estiver saturado (sujo) sempre o lave com água, seguindo esse procedimento, e não com ar comprimido, pois do contrário a tinta não será removida adequadamente, além de entupir os poros do elemento filtrante.
- Ao reinstalar o filtro na cabina de pintura, não aperte demais a porca de fixação, pois pode-se amassar a chapa perfurada interna (que serve como reforço) e o elemento filtrante, danificando o filtro.
- Certifique-se que a rede de ar comprido esteja isenta de óleo e água, a fim de não lacrar os poros, entupindo-os, e saturando o elemento filtrante mais rapidamente. Para isso, recomendamos realizar periodicamente uma manutenção nos compressores de ar, com o intuito de sempre manter o ar comprimido da maneira correta ou instalar um secador de ar na rede de ar comprimido.
- A faixa de pressão do jato de limpeza para os filtros da Phoenix deve ser de 3,5 a 6,0 Bar, porém recomendamos que opere com um padrão de 4,0 Bar de pressão.
- Regule a quantidade de saída de tinta a pó das pistolas de pintura, pois em excesso, a saturação dos filtros se dá mais rapidamente. Importante ressaltar que pistolas de pintura a pó nacionais utilizam uma quantidade de tinta maior para pintar que as pistolas importadas, por isso, recomendamos o uso de equipamentos importados ou com cascata incorporada ao corpo da pistola.
- Opte sempre por filtros cartucho 100% poliéster, pois filtros de celulose, por exemplo, não podem ser lavados, diminuindo drasticamente a durabilidade (cerca de 04 vezes), além de os em poliéster serem mais econômicos.
- Se estiver sentindo falta de alguma informação, entre em contato conosco, a fim de lhe ajudarmos e esclarecer qualquer dúvida. Estaremos sempre à disposição!